Clinkids

HPV

« VOLTAR

Vacina

Para mulheres na prevenção da infecção pelo papiloma vírus humano: até 26 anos em três doses, no esquema 0-2-6 meses com a vacina do laboratório MSD ou até 25 anos em três doses, no esquema 0-1-6 meses com a vacina do laboratório GSK.


O que é o HPV?

HPV é a sigla de um vírus, o Papilomavírus Humano. Existem mais de 100 subtipos de HPV sendo que 35 deles infectam a mucosa anogenital. Os quinze tipos HPV de alto risco são chamados oncogênicos, ou seja, podem causar câncer do colo do útero. Os HPV de baixo risco (tipos 6 e 11) causam basicamente verrugas genitais, lesões de caráter benigno e transitório.

A transmissão do HPV é por contato direto da pele infectada com pele não íntegra. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões e verrugas na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Relação do HPV com o Câncer do Colo do Útero

A mortalidade por câncer do colo do útero é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias para o diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, permitindo a cura em 100% dos casos diagnosticados na fase inicial. Porém, a cada ano, são 500 mil novos casos de câncer do colo do útero, e 250 mil mortes. Isso significa que em muitos casos, já não há tempo para um diagnóstico inicial.

Os tipos de HPV oncogênicos estão associados a 99,7% dos casos de câncer do colo do útero. O colo é a parte mais baixa do útero e conecta a vagina à cavidade uterina. Os tipos de HPV oncogênicos 16,18,31 e 45 são responsáveis por mais de 80% deles.

Fatores de risco

São vários os fatores de risco para a incidência de câncer do colo do útero: baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual precoce, múltiplos parceiros sexuais, fumo, outras doenças sexualmente transmitidas (como herpes e clamídia) e falta de higiene.

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30