Clinkids

Varicela (*)

« VOLTAR

Mais conhecida por catapora, a varicela pode ser prevenida através da vacinação. Esta vacina só é encontrada em clínicas particulares e pode ser realizada em duas doses.

Se a vacina for aplicada entre o primeiro ano da criança e os doze, a dose é única. Depois dos doze anos de vida a vacina é realizada em duas doses com intervalo de 4 a 8 semanas.

Após a aplicação pode aparecer dor no local e febre baixa. Febre acima de 38º, usar antitérmicos.

A varicela é uma doença viral altamente transmissível, mais comum em crianças de um a dez anos de idade. Normalmente a doença evolui sem conseqüências sérias. A taxa de mortalidade em crianças saudáveis é baixa: 1 para cada 50 mil casos. Caso a pessoa se infecte com a doença, terá imunidade por toda a vida.

Bolotinhas avermelhadas - Após a infecção através do contato direto com pessoas infectadas, uma febre moderada aparece e entre 2 dias e uma semana ocorrem pequenas lesões avermelhadas, que surgem primeiramente atrás do pescoço e evolui para todo o corpo, inclusive mucosas. Há intensa coceira. Crostas se formam e se cicatrizam em cerca de 10 dias.

Em crianças pequenas podem ocorrer infecções bacterianas, como otite, pneumonia e infecção generalizada, além de comprometimento do sistema nervoso central. A varicela é de difícil tratamento, mesmo com a utilização de drogas antivirais e imunoglobulina.

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30