Clinkids

Bronquiolite

« VOLTAR

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos que acomete crianças menores de 2 anos, ocorrendo principalmente dos 4 aos 6 meses de vida, de etiologia viral.

Sintomas (O diagnóstico precisa ser confirmado por um médico)
- Sua criança está com o peito chiando. Isto significa que quando ela expira (põe o ar para fora), ela produz um som agudo parecido com um apito ou assobio.
- Sua criança respira rápido, a uma freqüência de mais de 40 respirações por minuto.
- Sua criança precisa "empurrar" o ar para fora.
- Sua criança tosse e pode expectorar um muco muito espesso.
- Freqüentemente, uma febre e uma coriza nasal precedem os problemas respiratórios e a tosse.
- Os sintomas são similares aos da asma.

A idade média das crianças que apresentam bronquiolite é 6 meses. Elas nunca têm mais de 2 anos de idade.

Causa
A sibilância (chiados no peito) é causada por um estreitamento das menores vias aéreas do pulmão (bronquíolos). Esse estreitamento resulta de uma inflamação (inchação das paredes) causada por um vírus, geralmente o vírus sincicial respiratório (VSR, ou RSV em inglês). O VSR pode ocorrer em epidemias, principalmente no inverno. Apesar de que as crianças menores com VSR desenvolvem bronquiolite, as maiores de 2 anos e os adultos apenas apresentam sintomas gripais.

O vírus é encontrado nas secreções nasais das pessoas infectadas. Ele é disseminado por uma pessoa infectada que espirra ou tosse a menos de 2 metros de outra, ou por suas mãos após tocarem seu nariz ou olhos.

As pessoas não desenvolvem imunidade permanente ao vírus, o que significa que podem ser infectadas por ele várias vezes.

Curso esperado
Os chiados no peito e a falta de ar pioram por 2 ou 3 dias e depois começam a melhorar. No todo, os chiados duram aproximadamente 7 dias e a tosse, 14 dias.

Ao longo do tempo, cerca de 30% das crianças com bronquiolite vão, no futuro, desenvolver asma. A recorrência dos chiados ocorre principalmente nas crianças que têm parentes próximos com asma. A asma é facilmente tratada com medicações.


Tratamento


- Algumas crianças com bronquiolite respondem a medicações para asma, outras não. Sua criança precisa da medicação prescrita pelo médico.
- Geralmente, o tratamento se dá a base de analgésicos e antitérmicos.
- Líquidos mornos para os espasmos de tosse.
Os espasmos de tosse são freqüentemente causados por secreções viscosas (espessas) na parte de trás da garganta. Os líquidos mornos geralmente relaxam a via respiratória e soltam as secreções. Ofereça limonada ou suco de maçã se sua criança for maior de 4 meses.

Além disso, respirar ar quente e úmido ajuda a soltar as secreções. Você pode fazê-lo colocando suavemente um pano leve umedecido com água morna sobre o nariz e boca da criança. Ou você pode usar um umidificador. Evite os vaporizadores: eles podem provocar queimaduras.

- Sucção de um nariz entupido
Se o nariz estiver entupido, sua criança não conseguirá mamar do peito ou de uma mamadeira. A maioria dos casos ocorre por muco ressecado ou viscoso. A sucção por si própria não remove secreções secas. Gotas nasais de soro fisiológico (ou mesmo água da bica) morno são melhores que quaisquer medicações para ajudar na remoção do muco. Ponha 3 gotas em cada narina. Depois de 1 minuto, use um sugador de borracha macia para sugar o muco. Você pode repetir esse procedimento várias vezes até que a criança esteja respirando pelo nariz calma e facilmente.

Alimentação
- Encoraje sua criança a beber mais líquido.

O ato de comer pode ser cansativo, então ofereça a alimentação (leite materno, papinha, etc.) quantidades menores, mas a intervalos mais freqüentes. Se a sua criança vomitar por tosse, alimente-a novamente.

Chame o pediatra imediatamente se:
- A respiração se tornar trabalhosa ou difícil.
- O chiado no peito se agravar.
- A respiração ficar maior que 60 por minuto (quando a criança não estiver chorando).

Telefone ao pediatra em 24 horas se:
- Qualquer febre durar mais de 3 dias.
- A tosse durar mais de 3 semanas.

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30