Clinkids

Caxumba

« VOLTAR

Doença infecciosa aguda causada por vírus.

A transmissão se dá, provavelmente pela saliva infectada. Ocorre num período desde 6 dias anterior ao aparecimento do inchaço da glândula, e desaparece rapidamente após o aumento da mesma. É doença comum na infância que ocorre após um período de incubação de 14 a 27 dias, com tempo médio de 18 dias

Quadro clínico:
O início pode ser pouco intenso e a doença ter como primeira manifestação o aumento da glândula parótida (localizada entre a mandíbula e orelha). Após 24h pode ocorrer o seguintes sintomas: dor de ouvido, febre elevada, dor de cabeça, mal estar, falta de apetite, dores abdominais, náuseas e vômitos. O aumento da glândula pode ser uni ou bilateral. A glândula aumenta de tamanho até o terceiro dia para depois começar a regredir.


TRATAMENTO


Não há tratamento específico. O repouso no leito só é aconselhável enquanto o paciente está febril. Os pacientes com caxumba devem receber cuidados orais, analgésicos e uma dieta branda.


IMPORTANTE


Existe uma vacina para prevenção da caxumba que é administrada quando a criança completa 1 ano e 3 meses. Verifique a carteirinha de vacina de seu filho, pois esta vacina encontra-se com o nome de SCR.
Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30