Clinkids

Exantema Súbito (Roséola)

« VOLTAR

O Exantema Súbito, mais conhecido como Roséola, é uma doença viral benigna, de resolução espontânea, com transmissões por vias respiratórias, e com sintomas muito parecidos com os da Rubéola, porém mais suaves. Caracteriza-se por febre baixa, ínguas no pescoço e atrás das orelhas, sintomas gripais e pele avermelhada. O período de incubação é em torno de 10 dias após o contato com o vírus, sendo contagioso ainda por mais 7 dias após a manifestação da doença..

Assim como algumas doenças podem ser evitadas com vacina, não acontece o mesmo com a Roséola, pois não existe uma vacina específica preventiva para esse vírus. O tratamento é clínico com o uso de medicamentos sintomáticos como antitérmicos e analgésicos, mantendo-se um repouso relativo de 7 dias em casa. A maior incidência é na faixa etária dos 6 meses de vida até os 3 anos de idade.


Importante


Ao perceber manchas avermelhadas na pele de seus filhos, não tentem aliviar utilizando as famosas "pomadinhas para alergias", pois as vezes o problema pode se agravar por se utilizar um produto inadequado uma vez que nem sabemos ao certo o que significam essas manchas. A melhor coisa a se fazer é procurar um médico que fará uma avaliação, obterá um diagnóstico e recomendará o melhor tratamento para a criança.

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30