Clinkids

Malária

« VOLTAR

A malária é causada por um animalzinho que vive à custa do homem, alimentando-se do seu sangue. Todos os animais que vivem à custa de outros animais ou dos são chamados ?parasitas?. Portanto, o micróbio que causa o Paludismo é chamado ?parasita do Paludismo? ou ?parasita da Malária. Esse micróbio é encontrado no sangue de toda pessoa atacada de Maleita.

O modo de viver dos parasitas da Malária é o seguinte: - vivem e se multiplicam nas células de alguns órgãos (fígado, baço, medula óssea, etc.) e no sangue. Quando o parasita invade o sangue é que provoca febre muito alta no indivíduo infetado; é então, que este apresenta o acesso da Malária. Entretanto, não é só no homem que os parasitas da Malária vivem. Certa fase de sua vida passa-se num mosquito, o que sucede na forma seguinte:

O mosquito, quando pica um doente, chupa, juntamente com o sangue, os parasitas do Paludismo, e assim os micróbios vão parar no estômago do mosquito. Naturalmente pode parecer que, chegando ao estômago, eles sejam dirigidos como tudo o mais que o mosquito come, não é? Mas, qual o quê!...ali eles mudam de forma e atravessam a parede do estômago do inseto, vindo formar na parte externa dele uma espécie de ninho, que os médicos chamam de ?cisto? ou ?quisto?. Neste ?cisto?, nascem milhares e milhares de parasitas da Malária, que depois se espalham pôr todo o corpo do mosquito, chegando até as glândulas da boca, que produzem a saliva. E assim esse mosquito, quando pica novamente uma pessoa deixa, na pequena ferida que faz ao picar, os parasitas de que está cheio, transmitindo-se assim ao sangue humano. É essa maneira que o mosquito passa a Malária de um indivíduo a outro.

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30