Clinkids

Meningite

« VOLTAR

Meningite é a infecção da membrana que envolve o cérebro e a meninge. Devemos suspeitar de uma meningite quando aparecerem os seguintes sintomas: Febre maior que 38o C, Mal estar e indisposição, Dor de cabeça, Náuseas, Vômitos e Rigidez da nuca (que pode ser melhor avaliada pelo médico). Na suspeita de meningite, é colhido o ?exame de Líquor?, que é o líquido que envolve o cérebro. Este exame é o único modo de diagnosticar a meningite e diferenciar a viral da bacteriana para orientar o tratamento.

1 - MENINGITE VIRAL
Ocorre em casos isolados e evolui para cura sem tratamento (com evolução benigna sem seqüelas), como uma gripe; tratando-se apenas os sintomas com analgésicos e antitérmicos e necessitando também de repouso. Não há vacina específica para as Meningites Virais.

2 - MENINGITE BACTERIANA
É aquela mais contagiosa e perigosa, necessitando de tratamento rápido com antibióticos. As inflamações da meninge quando causadas por bactérias, devem ser alertadas à população que teve contato com o foco (paciente contaminado) quando:
For causada pelo Meningococo, pelo Hemófilos B ou Pneumococo. Nesse caso, todas as pessoas que tiveram contato com o doente devem receber medicação por via oral por 3 a 5 dias como medida profilática (de prevenção).

3 ? Como se adquire a doença?
Com o contato oral, pelas vias respiratórias, com uma pessoa contaminada pela Bactéria. Este contato pode ter ocorrido até dez (10) dias antes do início dos sintomas.


TRATAMENTO


Hoje existem vacinas eficazes contra as Meningites: Meningocócica B  e  C, Hemófilos B, e Pneumocócica, que podem ser administradas a partir de dois meses de idade da seguinte forma:

Meningite B

Crianças até 03 meses - 04 doses  com intervalo de 02 meses

Reforço com 02 anos   


Meningite C:
Crianças até um ano de idade, duas doses com intervalo de dois meses.
Crianças e adultos acima de um ano, dose única.

Pneumocócica:
De acordo com a idade, três doses e um reforço (Consulte o pediatra)

Hemófilos B:

Três doses e um reforço

Emergência

CÓDIGO DE
EMERGÊNCIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
7:00 ás 21:30

Sábados, Domingos
e Feriados
7:00 ás 18:30