Quando procurar o especialista?
Alergologia e Imunologia Infantil
Algumas alergias podem afetar a saúde da criança, sendo importante a avaliação e acompanhamento do especialista em alergologia infantil. Conheça as principais situações:
A criança apresenta sintomas como coceira e espirros frequentes, olhos que lacrimejam, ou erupções cutâneas que não melhoram com tratamentos comuns.
A criança já passou por episódios de reações alérgicas graves, como dificuldade para respirar, inchaço na face ou garganta, ou reações anafiláticas, que exigiram atendimento imediato.
A criança tem reações à alimentos específicos, como urticária, dor abdominal, ou vômitos, e você precisa de um diagnóstico preciso e plano de manejo.
A criança sofre de eczema ou dermatite atópica persistente, que pode estar relacionada a alergias e não responde bem aos tratamentos tópicos.
Cardiologia Infantil
A procura por um especialista em cardiologia infantil é fundamental em algumas situações tais como:
A criança apresenta sinais de cansaço extremo, falta de ar, dor no peito, palidez, principalmente ao realizar atividade física ou exercício.
A criança nasceu com alguma malformação cardíaca ou foi diagnosticada com condições cardíacas especiais ao nascimento, e precisa de acompanhamento regular.
A criança possui histórico de doenças cardíacas na família e está apresentando sintomas.
A criança tem episódios de desmaios ou de perda de consciência.
A criança apresenta batimentos cardíacos acelerados ou lentos, ou se há preocupações com a frequência cardíaca.
Se os resultados de exames como eletrocardiogramas ou ecocardiogramas apresentarem anormalidades.
Cirurgia Pediátrica
Aqui estão algumas situações em que a avaliação de um especialista em cirurgia pediátrica é recomendada:
A criança nasceu com malformações que podem ser comuns como hérnia inguinal, hérnia umbilical, hidrocele, freio lingual curto ou outras questões mais raras, como atresia de esôfago, megacólon congênito ou malformações pulmonares que precisam de intervenção cirúrgica.
A criança apresenta problemas persistentes como obstrução intestinal ou refluxo gastroesofágico grave, e que não respondem aos tratamentos clínicos.
A criança possui cistos, fístulas ou lesões que necessitam de remoção cirúrgica para tratamento ou ainda diagnóstico, como o cisto do ducto tireoglosso, cisto de arco branquial ou lesões cutâneas (na pele) ainda sem diagnóstico.
A criança apresenta obstrução do trato urinário ou condições como fimose e criptorquidia que precisam de intervenção cirúrgica.
Endocrinologia Infantil
A consulta com um especialista é indicada quando a criança apresenta problemas hormonais ou de crescimento. Saiba mais sobre essas e outras situações em que a ajuda do endocrinologista pediátrico é recomendada:
A criança está crescendo de forma acelerada ou muito menos em comparação a outras crianças da mesma idade.
A criança apresenta sinais de puberdade muito cedo (antes dos 9 anos) ou muito tarde (após os 14 anos para meninos e 13 anos para meninas).
A criança apresenta sintomas de disfunções na tireoide como cansaço extremo, ganho ou perda de peso inesperado, por exemplo.
A criança foi diagnosticada com diabetes (tipos I ou II), ou há suspeita de diabetes relacionada à sintomas como sede excessiva, aumento da frequência urinária ou perda de peso inexplicável.
A criança apresenta sintomas relacionados a problemas como fadiga crônica, alterações na pressão arterial ou distúrbios no crescimento.
A criança está apresentando problemas significativos com o peso, como obesidade severa ou emagrecimento rápido sem causa aparente, que podem ser relacionados a distúrbios hormonais.
A criança apresenta alterações em testes de hormônios sexuais.
A criança apresenta sintomas que indicam distúrbios metabólicos, como alterações nos níveis de colesterol ou problemas de metabolismo ósseo.
Hebiatria
Conhecida também como Medicina do Adolescente, a procura por um médico Hebiatra deve ser para pacientes entre 10 e 20 anos. Esse especialista atua como um clínico geral, mas concentrado na adolescência. Ele faz todo o acompanhamento de saúde e dos aspectos psicossociais, avaliando questões como ansiedade, distúrbios alimentares, vícios e compulsões.
Ortopedia Infantil
A busca pelo especialista em ortopedia infantil deve acontecer quando a criança apresenta problemas ósseos ou musculoesqueléticos, assim como também:
A criança sente dor persistente ou desconforto em ossos, articulações ou músculos que não melhora com tratamento básico ou repouso.
Se a criança sofreu uma lesão, fratura, entorse ou luxação e precisa de avaliação especializada para tratamento e recuperação monitorada.
A criança apresenta problemas com o crescimento ou desenvolvimento ósseo, como pernas ou braços que parecem desiguais, ou dificuldade em caminhar, por exemplo.
A criança nasceu com deformidades congênitas como pé torto congênito, escoliose ou outras condições ósseas que necessitam de correção cirúrgica ou de acompanhamento regular.
A criança apresenta atrasos significativos no desenvolvimento motor, dificuldades para andar, correr ou realizar outros movimentos coordenados.
A criança apresenta problemas de postura, inclinação excessiva ou na curvatura da coluna.
A criança tem dor nas articulações, inchaço ou rigidez não relacionados às lesões agudas, e pode estar associada a condições como artrite.
Otorrinolaringologia Infantil
Problemas frequentes relacionados aos ouvidos, nariz ou garganta devem ser avaliados por um especialista em otorrinolaringologia pediátrica. Aqui estão algumas situações em que a consulta com esse profissional é recomendada:
A criança sofre com infecções de ouvido frequentes (otites), que não melhoram com tratamento comum ou se tornam cada vez mais recorrentes.
A criança apresenta sinais como dificuldade para ouvir, costuma aumentar excessivamente o volume da televisão, tablet, celular ou rádio, ou pede frequentemente para repetir as informações.
A criança tem dificuldade para respirar pelo nariz, ou apresenta um congestionamento nasal persistente, ou quadros alérgicos recorrentes, como a rinite, ou tem apneia do sono (pausas na respiração durante o sono).
A criança sofre de quadros frequentes de sinusite ou crises que persistem por um longo período, ou se queixa como dores na face ou na cabeça, ou ainda apresenta secreção nasal espessa e persistente.
A criança tem inflamações/infecções de garganta recorrentes, que não melhoram com tratamento ou que é acompanhada por dificuldade para engolir.
A criança apresenta sinais de amígdalas inflamadas, com dificuldade para engolir, ou dor persistente na garganta, ou respiração ruidosa.
A criança ronca ou tem problemas de apneia do sono.
A criança apresenta alterações na voz, como rouquidão persistente ou dificuldade em projetar a voz, e não estão relacionadas a resfriados ou infecções virais.
Pneumologia Infantil
Problemas respiratórios frequentes em crianças são indicativos para buscar uma consulta com um pneumologista pediátrico. Aqui estão algumas situações em que a ajuda do especialista é recomendada:
A criança apresenta frequentemente dificuldade para respirar, ou uma respiração rápida ou superficial, e ainda se apresenta um cansaço extremo ao realizar atividades ou exercícios físicos.
A criança tem uma tosse que persiste (mais de três semanas) e não melhora com tratamentos comuns.
A criança tem sintomas de bronquite ou asma, como chiado no peito, falta de ar, tosse a noite, ou apresenta esses sintomas quando há mudança de estações ou foi exposto a substâncias tóxicas, poluição do ar ou fumaça de cigarro, por exemplo.
A criança sofre com infecções respiratórias frequentes, como a pneumonia, que não são facilmente controladas ou que estão se tornando cada vez mais comuns.
A criança apresenta dor no peito persistente ou desconforto respiratório sem causa aparente.
Urologia Infantil
Questões relacionadas ao trato urinário ou reprodutivo da criança, podem levar a uma consulta com um urologista pediátrico. Aqui estão algumas situações em que a ajuda desse especialista é recomendada:
A criança frequentemente com infecções urinárias (cistites ou pielonefrites) que não são facilmente tratadas com antibióticos ou estão se tornando recorrentes.
A criança apresenta dificuldade para urinar, como dor, sensação de urgência frequente, ou dificuldade para começar a urinar.
A criança continua a fazer xixi na cama, mesmo após a idade esperada para ter esse controle urinário.
A criança pode apresentar alterações anatômicas relacionadas a alterações genéticas ou malformações congênitas, levando a genitálias com diferentes malformações, podendo necessitar de correção cirúrgica
A criança tem dificuldade em esvaziar completamente a bexiga ou apresenta episódios de retenção urinária.
A criança pode apresentar uma posição anormal do meato uretral devido uma malformação congênita, apresentando a necessidade de intervenções cirúrgicas para correção da alteração.
Nutrição Infantil
Questões relacionadas a alimentação e crescimento infantil são sempre importantes para consultar um nutricionista pediátrico. Esse especialista pode ajudar:
A criança está com dificuldades para ganhar peso ou crescer conforme o esperado.
A criança apresenta sinais de desnutrição, como baixo peso ou obesidade para a idade.
A criança apresenta sintomas de alergias ou intolerâncias alimentares como erupções cutâneas, cólicas, diarreia ou vômitos.
A criança apresenta padrões alimentares muito irregulares ou seletivos, recusa a comer uma variedade de alimentos ou ingere excessivamente de alimentos pouco saudáveis.
A criança apresenta sintomas digestivos persistentes como constipação, diarreia, dor abdominal ou gases.
Em bebês, quando tem dificuldade para comer alimentos sólidos ou com resistência a novos alimentos ou em aceitar texturas diferentes.
A criança possui condições como diabetes, doença celíaca ou distúrbio metabólico.
Se a criança apresentar mudanças significativas no apetite, como perda de apetite persistente ou aumento repentino do apetite.
Odontologia Infantil
Aqui estão algumas situações em que a avaliação do especialista em odontologia pediátrica é recomendada:
A criança está com dor de dente que persiste ou piora, indicando possível cárie ou outra condição dental que precisa de tratamento especializado.
A criança apresenta dificuldades no crescimento dos dentes, incluindo dentes permanentes que demoram a nascer ou os dentes de leite que não caem quando deveriam.
Avaliação regular para manter uma boa higiene bucal, prevenindo o acúmulo de placa, cáries ou doenças gengivais.
A criança apresenta sinais de problema na mordida, como dentes desalinhados, mordida incorreta (má oclusão) ou dificuldades ao morder e mastigar alimentos.
A criança sofreu lesões nos tecidos moles da boca ou traumas nos dentes, e precisa de avaliação e tratamento imediato.
A criança persistentemente apresenta mau hálito ou sinais de problemas nas gengivas, como inchaço, vermelhidão ou sangramento, que podem indicar gengivite ou outras condições.