No dia 10 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Surdez, uma data que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento da perda auditiva, especialmente em crianças. A surdez tem impacto significativo no desenvolvimento infantil, desde a linguagem até as relações sociais, por isso, é tão importante que pais, familiares e cuidadores estejam atentos aos sinais.

O que é a surdez?

A surdez é a perda parcial ou total da capacidade auditiva, que pode ocorrer em um ou ambos os ouvidos, além de ser classificada em graus: de leve a profunda. A perda auditiva pode ser congênita (presente desde o nascimento), ou surgir ao longo da vida seja em consequências de infecções, uso de medicamentos ototóxicos, exposição a ruídos intensos ou traumas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da surdez infantil é realizado por meio de testes específicos de triagem auditiva neonatal, como o teste da orelhinha, que deve ser feito ainda nos primeiros dias de vida. Testes adicionais, como audiometria e emissões otoacústicas, podem ser indicados após a triagem inicial (se necessário).

“A realização do teste da orelhinha é uma importante ferramenta para detectar precocemente qualquer alteração auditiva. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento, permitindo à criança um desenvolvimento mais próximo do normal,” destaca o Dr. Ulisses Ribeiro, especialista em otorrinolaringologia pediátrica da Clin Kids.

Tratamentos e intervenções

Dependendo do grau de perda auditiva, os tratamentos podem variar desde o uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares até terapias de reabilitação auditiva e fonoaudiológica. “Com os avanços da tecnologia e da medicina, hoje existem diversas opções de tratamento que permitem à criança desenvolver até plenamente suas habilidades de comunicação,” afirma o especialista.

Quando se preocupar?

Pais e cuidadores devem estar atentos a sinais como falta de resposta a sons, atraso na fala ou desenvolvimento da linguagem, ou dificuldade em seguir instruções auditivas simples. Caso observe algum desses sinais, é essencial procurar um especialista para uma avaliação detalhada.

Na Clin Kids, estamos comprometidos em oferecer atendimento completo e acolhedor para o diagnóstico e acompanhamento das condições auditivas das crianças. O cuidado integral desde os primeiros dias faz toda a diferença.

Dr. Ulisses Ribeiro
Otorrinolaringologista da Clin Kids.

Disclaimer: Este conteúdo tem como objetivo informar e educar o público em geral. Não substitui uma consulta médica. Somente um médico está habilitado a fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para cada caso.

FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *