A tosse é um dos sintomas que mais acometem crianças e pode ser causada por diversos fatores. Na editoria “Sinais e Sintomas”, vamos explorar o que a tosse pode indicar e quais são doenças que podem estar associadas a este sintoma.

O que é a tosse?

A tosse é um reflexo natural do corpo para ajudar a “limpar” as vias respiratórias. Embora seja normal, a tosse persistente ou associadaa outros sintomas pode ser um sinal de que algo na saúde não vai bem.

Possíveis causas da tosse

1. Infecções Respiratórias: resfriados e gripes são as causas mais comuns de tosse em crianças. Geralmente, esses episódios são acompanhados de febre, coriza e dor de garganta.

2. Asma: a tosse pode ser um sintoma de asma, especialmente se for seca e ocorrer à noite ou durante exercícios e atividades físicas. Outros sinais estão associados como chiado no peito e dificuldade para respirar.

3. Alergias: a tosse alérgica pode ser desencadeada por pólen, poeira ou pelos de animais. Geralmente, a tosse alérgicaestá acompanhada por espirros e coceira nos olhos.

4. Pneumonia: essa infecção pulmonar pode causar tosse intensa, febre alta e dificuldade para respirar.

5. Bronquite: a inflamação dos brônquios pode levar a uma tosse persistente, muitas vezes com catarro, e surgir após resfriados.

Quando procurar ajuda?

É fundamental buscar orientação do pediatrase a tosse da criança for persistente, com catarro, e estiver acompanhada de dificuldade para respirar, dor no peito e febre.

“A tosse pode ser apenas um sintoma simples, mas é preciso ficar atento a outros sinais. Se a tosse persistir ou se agravar, não hesite em procurar um pediatra para uma avaliação mais detalhada. Além de consulta com especialistas, na Clin Kids você também pode contar com o nosso Pronto Atendimento”.

Fátima Zirn
Pediatra da Clin Kids
Pediatra/Especialista em Pneumologia Pediátrica pelo Hospital Menino Jesus e Pós-graduada em Nutrologia pela Boston UniversitySchoolof Medicine.

Precisa falar com a Clin Kids? [Clique aqui para entrar em contato pelo WhatsApp]

________________________________________
Disclaimer: Este conteúdo tem como objetivo informar e educar o público em geral. Não substitui uma consulta médica. Somente um médico está habilitado a fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *